Home Museu do Chá Parque do Itacolomi

Museu do Chá - Parque Estadual do Itacolomi

O Parque Estadual do Itacolomi, localizado nos municípios de Ouro Preto e Mariana, MG, possui uma área protegida de 7543 ha. No entanto, parte das terras que hoje constituem essa Unidade de Conservação outrora, foi passagem de bandeirantes que chegavam à Vila Rica: possui uma Casa Bandeirista, construída para servir de posto fiscal no tempo da exploração aurífera, em 1706. Posteriormente, tornou-se área de cultivo do chá da Índia, Camelia sinensis, que recebeu o nome de Edelweiss, em homenagem a esposa do proprietário da Fazenda . No início do século 20, o chá aí cultivado era beneficiado, e exportado e, esta localidade, ficou conhecida como Fazenda São José do Manso, mas entrou em decadência. Por volta de 1950 houve uma nova tentativa de cultivo e beneficiamento. Grande parte do maquinário utilizado no beneficiamento do chá encontra-se ainda no galpão e é o principal objeto da exposição sobre o tema do chá no Museu. Além deste maquinário alemão, o museu conta ainda com vídeos sobre a história, cultivo, produção e costumes da época áurea do chá, assim como, painéis informativos sobre todos os processos de produção e curiosidades sobre a bebida mais consumida do mundo.

Entrada para o Parque Estadual do Itacolomi na Rodovia do Contorno

BR 356 / Trevo do Hospital de Ouro Preto

Visitação : terça-feira a domingo das 8h às 17h.