Home Ecomuseu da Serra

Ecomuseu da Serra

A Ecomuseologia/Museologia Comunitária propõe a realização de ações e processos - a partir trinômio espaço vivido (território) - sociedade - patrimônio - desencadeando todo um sistema de relações sociais e culturais que trabalha no sentido de projetar as releituras das memórias passadas nas vivências do presente. Nesse caso, inverte-se a lógica de constituição da coleção, que deverá fazer parte de experimentações e vivências contemporâneas. O público usuário é, ao mesmo tempo, ator e platéia, e tem participação ativa, criadora e colaboradora, em todas as atividades.

O projeto do Ecomuseu da Serra de Ouro Preto encontra-se na fase inicial, com implementação de ações relacionadas ao Inventário Participativo, desenvolvido nos seguintes bairros: Morros da Queimada, de Santana, São João, São Sebastião e Piedade.

Comunidade do Morro da Queimada

Tel .: (31) 8748 - 1359